segunda-feira, 6 de julho de 2009

Sala de Informática

Atividades de sala de informática:
trabalhando a matemátca com recurso do powerpoint
Esta aula na sala de informática, aconteceu com as salas do oitavos anos, contempla os conteúdos de sólidos geométricos: paralelepípedo e cubo, Área das das faces dos sólidos, Planificação dos sólidos.


Este momento é de registro de atividades no caderno. Mesmo que a atividade é realizada na sala de informática, faz-se necessário o registro no caderno para que posteriormente possa fazer a correção da atividade.
Prof. Alceu E. de Oliveira

A Matemática num ponto de vista lúdico.

A ludicidade na apresentação de conteúdos Matemáticos.

Abordar um conteúdo matemático de forma prazerosa, transforma atitudes e cria novas posturas em relação à aprendizagem da Matemática.

As mudanças ocorrem quando fazemos uma abordagem com real significado trazendo a matemática para a realidade do aluno. Aqui fiz o registro da pesquisa no quadro realizado em sala. De forma democrática, partindo da escolha da sala a atividade proposta pôde ser realizada.





Fazer com que o aluno participe e produza o seu próprio conhecimento, isso provoca uma reação em cadeia, pois somente desta forma é que podemos fazer com que os alunos participem de forma colaborativa nas atividades de projetos.

A idéia era que apresentando apenas algumas materiais, os alunos fossem capazes de reproduzir a quadra de esporte preferido pela sala na enquete inicial.

Partindo para a prática, os alunos tiveram que reprodir em espaço externo da escola, a quadra de basquetebol em tamanho real.

Com o uso de estacas, martelo e apenas um esquadro os alunos participaram da construção da quadra de basquetebol no pátio da escola. Esta atividade começou com os alunos do oitavo ano A - matutino, depois teve continuidade com as salas do oitano ano B e C - vespertino. Assim. podemos abordar alguns conteúdos como: retas, retas paralelas, retas perpendiculares, ângulos internos do quadrilátero, etc.

No período vespertino com as salas do oitavo ano B e C, fizemos ainda uma abordagem do conteúdo do espaço em metros quadrados e também fizemos a representação de quantas pessoas cabem no metro quadrado, para estimar o cálculo de público em um determinado espaço quadrado.

Bom!!! A atividade teve muito significado, tanto para os alunos envolvidos, quantos aos demais alunos da comunidade escolar, pois a atividade foi aproveitada por outros professores das séries iniciais do ensino fundamental.

Meus agradecimentos aos alunos envolvidos, a direção, a coordenação pedagógica e aos demais envolvidos direta ou indiretamente nesta atividade do projeto.

Prof. Alceu Elias de Oliveira

Matemática.