segunda-feira, 13 de setembro de 2010

ATIVIDADE DE INFORMÁTICA - 8° A E 9° A

ORIENTAÇÕES:

Não esqueça que você deve copiar ou imprimir as atividades para colar no caderno;
Dia: 20/09/ 10 - correção da atividade no caderno.
Você deve resolvê-las antes de colocar as respostas;
Lembre-se: que nem sempre a sorte nos ajuda em cálculos, e sim o conhecimento!

Escola Municipal Prof. Fauze Scaff Gattass Filho
Campo Grande - MS, 20 de Stembro de 2010.
Aluno (a):_______________________________________n° _____Ano:_______
Professor: Alceu E. de Oliveira - Matemática

Atividade Avaliativa de Informática

1 - Observe o mapa a seguir que apresenta um trecho de uma ciclovia na capital do Paraná.

Cada quadra tem o comprimento de 100m. A linha verde representa a ciclovia, se um ciclista percorrer duas vezes todo esse trecho vai andar:
a) 300 m
b) 400 m
c) 800 m
d) 1 600 m

2 - O desenho a seguir apresenta o mapeamento das carteiras dos alunos em uma sala de aula. Observe o desenho e assinale a alternativa correta.
1ª fila                  2ª fila               3ª fila                4ª fila          5ª fila
 Lucia               Nelson                Paulo              Renato        Michele
 Julia                Cleusa                Maria              Eduarda      Mirian

a) Paulo está sentado na terceira carteira da 2ª fila.
b) Lucia está sentada três carteiras antes de Michele.
c) Cleuza está na 3ª fila sentada duas carteiras antes de Davi.
d) Davi está na 4ª fila e Adriano está sentado ao seu lado na 5ª fila.

3) Ao arrumar a mesa para o jantar, Paula dobrou o guardanapo em forma de um triângulo isósceles, cujos os ângulos isósceles internos medem 70°. Qual é a medida do ângulo â?
a) â = 20°
b) â = 40°
c) â = 70°
d) â = 140°

4) Quantos graus percorrem o ponteiro dos minutos de um relógio em 20 minutos?
a) 90
b) 120
c) 124
d) 135

5) A figura a seguir, representa um terreno em forma de trapézio, cujas medidas são: 50m, 12m, 12 m e 30 m, e o proprietário do terreno pretende cercá-lo com uma tela. Quantos metros de tela serão necessários?
a) 96 metros
b) 104 metros
c) 124 metros
d) 128 metros

6) Bianca e suas amigas saíram para comer uma pizza. Depois de 20 minutos de conversa elas já haviam comido 50 % da pizza. Qual fração abaixo representa o total da pizza que elas já comeram?
a) 2/4
b) 5/4
c) 3/8
d) 4/2

TRABALHO AVALIATIVO DE MATEMÁTICA - 9° ANO C

Orientações:

- Formar os 4 grupos, sendo 4 grupos com 6 alunos.
- Discutir em grupos as possíveis respostas;
- Enviar por email as respostas do grupo: email: alceuprofmat@hotmail.com
- Lembre-se que vocês devem colocar no trabalho o cabeçalho da escola e os nomes de todos os componentes do grupo.


Escola Municipal Prof. Fauze Scaff Gattass Filho
Campo Grande - MS, _____de Setembro de 2010.
Disciplina: Matemática
Professor: Alceu E. de Oliveira
Alunos:______________________________________________N°___________9° ano C
Trabalho Avaliativo de Matemática
1) Que fórmula representa a equação do Teorema de Pitágoras:
a) a² = b + c
b) a³ = b² + c²
c) a² = b² - c²
d) a² = b² + c²

2) Num triângulo retângulo cujos catetos medem 3 e 4, a hipotenusa mede:
a) 25
b) 7
c) 5
d) 0

3) (UEPG - PR) Os dois lados de um triângulo retângulo medem 12 dm e 13 dm. O perímetro desse triângulo é:
a) 36 dm
b) 35 dm
c) 30 dm
d) 32 dm

4) Um avião levanta vôo sob um ângulo de 30°. Depois de percorrer 8 km, o avião se encontra a uma altura de:
a) 2 km
b) 3 km
c) 4 km
d) 5 km

5) Uma circunferência tem 18,84 cm de comprimento. Quanto mede seu diâmetro?
a) 3
b) 4
c) 5
d) 6

6) Quantas voltas dá uma roda de 30 cm de raio para percorrer 7536 m?
a) 2000 voltas
b) 3000 voltas
c) 4000 voltas
d) 5000 voltas

7) Qual o comprimento de uma circunferência quando o raio mede 2,5 cm?
a) 1,570 cm
b) 15,70 cm
c) 157,0 cm
d) 1570 cm

8) A equação cuja incógnita está sob radical é chamada de:
a) Equação do 2° grau
b) Equação do 1° grau
c) Equação Biquadrada
d) Equação Irracional.

9) Qual é o ângulo cujo seno vale 0,2588?
a) 15°
b) 25°
c) 35°
d) 45°

10) Consultando a tabela, determine qual é o valor de cos 68°?
a) 0,9272
b) 0,3746
c) 2,4751
d) 037,46

TRABALHO AVALIATIVO DE MATEMÁTICA - 9 ° ANO B

Orientações:

- Formar os 5 grupos, sendo 3 grupos com 5 alunos e 2 grupos com 6 alunos;
- Discutir em grupos as possíveis respostas;
- Enviar por email as respostas do grupo: email: alceuprofmat@hotmail.com
- Lembre-se que vocês devem colocar no trabalho o cabeçalho da escola e os nomes de todos os componentes do grupo.


Escola Municipal Prof. Fauze Scaff Gattass Filho
Campo Grande - MS, _____de Setembro de 2010.
Disciplina: Matemática
Professor: Alceu E. de Oliveira
Alunos:______________________________________________N°___________9° ano B
Trabalho Avaliativo de Matemática
1) A equação cuja incógnita está sob radical é chamada de:
a) equação do 1° grau
b) equação do 2° grau
c) equação irracional
d) equação biquadrada.

2) Uma pessoa dá 5 voltas ao redor de uma praça circular que tem um diâmetro de 24 m. essa pessoa percorrerá aproximadamente:
a) 124,2 m
b) 188,4 m
c) 376,8 m
d) 753,6 m

3) (CESBRANRIO - RJ) Um ciclista de uma prova de resistência deve percorrer  500 km sobre uma pista circular de raio 200 m. O número aproximado de voltas que ele deve dar é:
a) 200
b) 300
c) 400
d) 500

4) Uma pedra de mármore tem 8 m de diâmetro. Então, o número de metros quadrados dessa pedra é aproximadamente:
a) 50
b) 100
c) 150
d) 200

5) Uma circunferência tem 31,40 cm de comprimento. Quanto mede seu raio?
a) 2 m
b) 5 m
c) 4cm
d) 5 cm

6)  Uma circunferência cujo raio mede 3 cm tem comprimento de:
a) 8,14 m
b) 12, 14 cm
c) 18,84 m
d) 18,84 cm

7) O quadrado da medida da hipotenusa é igual a soma dos quadrados das medidas dos catetos, estamos falando de:
a) razão trigonométrica
b) teorema de tales.
c) teorema de pitágoras
d) nenhumas das alternativas anterirores.

8) Consultando uma tabela, qual é o ângulo cujo o cosseno vale 0,2756?
a) 70°
b) 74°
c) 15°
d) 16°

9) Determine qual é o valor do ângulo x, sabendo que sen x = 0,2419?
a) 14°
b) 24°
c) 34°
d) 44°

10) O gráfico da equação do 2° grau é uma:
a) reta
b) semi-parábola
c) parábola
d) curva

TRABALHO AVALIATIVO DE MATEMÁTICA - 8° ANO A

Orientações:
- Formar os grupos com 7 alunos cada;
- Discutir em grupos as possíveis respostas;
- Enviar por email as respostas do grupo: email: alceuprofmat@hotmail.com
- Lembre-se que vocês devem colocar no trabalho o cabeçalho da escola e os nomes de todos os componentes do grupo.
- As questões de equação do 2° grau tem colocar o cálculo.
Escola Municipal Prof. Fauze Scaff Gattass Filho
Campo Grande - MS, _____de Setembro de 2010.
Disciplina: Matemática
Professor: Alceu E. de Oliveira
Alunos:______________________________________________N°___________8° ano A

Trabalho Avaliativo de Matemática
1) O monômio 4x²y³, em relação a x, é do:
a) 2° grau
b) 3° grau
c) 4° grau
c) 5° grau

2) o polinômio 5x² - 7x + 6 = 0 é do:
a) 4° grau
b) 3° grau
c) 2° grau
d) 1° grau

3)  O monômio 7a²b é semelhante ao monômio:
a) 7ab
b) 5ab²
c) 7ab²
d) 5ba²
 
4) O resultado ( -5mn) - ( - mn) é:
a) 6mn
b) 6m²n²
c) - 4mn
d) - 4 m²n²
 
5) Se A = x³ - 6, B = x³ +6, então A + b é igual a:
a) 2x³
b) 2x²
c) 2x³ + 12
d) 2x² - 12
 
6) O produto (x² - x + 1) . (x + 1) tem como resultado:
a) x³ + 1
b) x³ - 1
c) x³ + 2x² + 1
d) x³ - 2x² + 1
 
7) Se A = 3x + 4y e B = 5x - 3y, então 2.B - A é igual a:
a) 7x + 10y
b) 7x - 10 y
c) 2x + y
d) 2x - 7y
 
8) O quadrado tem quantos eixos simétricos?

a) 1
b) 2
c) 3
d) 4

9) Um triângulo equilátero tem quantos eixos simétricos?
a) 1
b) 2
c) 3
d) 4

10) Um polígono hexágono tem quantos eixos simétricos?
a) 2
b) 4
c) 6
d) 8

TRABALHO AVALIATIVO DE MATEMÁTICA - 9° ano A

Orientações:
- Formar os grupos com 7 alunos cada;
- Discutir em grupos as possívieis respostas;
- Enviar por email as respostas do grupo: email: alceuprofmat@hotmail.com
- Lembre-se que vocês devem colocar no trabalho o cabeçalho da escola e os nomes de todos os componentes do grupo.
- As questões de equação do 2° grau tem colocar o cálculo.

Escola Municipal Prof. Fauze Scaff Gattass Filho
Campo Grande - MS, _____de Setembro de 2010.
Disciplina: Matemática
Professor: Alceu E. de Oliveira
Alunos:________________________________________N°___________9° ano A
Trabalho Avaliativo de Matemática

1) A menor das raízes da equação x² + x - 12 = 0 é:
a) 3
b) 4
c) - 3
d) -4

2) A equação x² - 3x =10 admite:
a) raiz -2
b) raiz -5
c) raiz 2
d) raiz 4

3) O conjunto verdade em R da equação 1 = - 10x - 25x² é:
a) {- 1}
b) {- 1/5}
c) {5}
d) {- 5}

4) (UF- ES) A equação x² - 10x + 25 = 0 tem as seguintes soluções no conjunto dos números reais:
a) somente 5
b) somente 10
c) - 5
d) 5 e 10

5) (UC-SP) As raízes da equação 2x² - 10 - 8x = 0 são:
a) {1,5}
b){2,3}
c) {-1, 5}
d){-1, -5}

6) (PUC-SP) Uma das raízes da equação 0,1x² - 0,7x + 1 = 0 é:
a) 0,2
b) 0,5
c) 7
d) 2

7) Quantas raízes tem a equação 4(x-3)² + 24x = 0?
a) 0
b) 1
c) 2
d) 4

8) O gráfico da função polinomial do 1° grau é :
a) uma parábola
b) uma reta.
c) uma semi-parábola
d) uma curva.

9) A  função f(x) = 2x +2 é uma função:
a) crescente
b) decrescente
c) constante
d) nenhuma das alternativas

10) Seja a função do 1° grau y = - 3x + 2. O valor de x tal que f(x) = 0 é:
a) -2
b) 2/3
c) - 3
d) - 2/3